quinta-feira, 27 de junho de 2013

Associação dos Filhos e Amigos de AURORA ultima preparativos para o IV Encontro dia 20 de julho


 Imagens do tradicional encontro de confraternização da AFA ocorrido mês passado no Restaurante Caravello na capital cearense.

Dia 20 de julho acontecerá em Aurora o IV Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora. A "festa da Afa" como passou a ser popularmente conhecido, tal acontecimento sociocultural agora na sua quarta edição, vem sendo aguardado com muita expectativa por parte de toda a população aurorense, notadamente pelos que residem em outras cidades espalhadas por todo o território brasileiro. 
Estes que, aproveitam o evento para retornar a sua terra natal para rever amigos, familiares e matar saudade. A iniciativa é da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora - AFA, residentes em Fortaleza e alhures. Ainda, a referida entidade ora sediada na capital cearense tem hoje como presidente o empresário aurorense José Wilton Fernandes e como presidente de honra o professor Francisco Tarciso Leite(ver abaixo relação completa dos seus diretores) .
O encontro festivo conta, inclusive, com  a parceria da Prefeitura Municipal à frente o gestor Adailton Macedo, bem como com o apoio de outros parceiros filhos e amigos da terra do senhor Menino Deus.
Dentro dos próximos dias, representantes da diretoria estarão em Aurora para definir a programação que, ao que parece, tem tudo para repetir o mesmo sucesso dos anos anteriores, dada a série de atrações previstas para ser realizadas e nesta edição 2013, dentre as quais, o baile da saudade que mais uma vez trará de volta à Aurora a renomada banda Trepidant's. Também, a exposição de fotografias antigas de Aurora na estação ferroviária e o passeio turístico sob os auspícios da Secult, dentre outras.
Uma vez em Aurora, os diretores da AFA deverão estar se reunindo com o prefeito Adailton Macedo, o secretário de cultura José Cícero entre outros apoiadores do citado evento. 
Cumpre ressaltar que, recentemente a AFA-CE realizou seu tradicional encontro de confraternização em Fortaleza, oportunidade em que estiveram presentes, além dos membros da atual diretoria, associados e outros convidados(ver fotos acima).
--------------------
DIRETORIA DA AFA | 2012-2013

· Presidente - José Wilton Fernandes,
· Vice-Presidente - Francisco Nemésio Ramalho,
· Diretoria Executiva:
· Paulo Henrique Leite (1º. Secretário),
· Francisco Airton do Amaral Coelho (2º. Secretário),
· José Juracy de Macêdo (1º. Tesoureiro),
· Romildo Magalhães (2º. Tesoureiro),
· Francisco Alberto Leite Macêdo (Diretor Administrativo),
· Maria Josélia Fernandes (Diretora de Comunicação),
· Antônio Wilde Fernandes (Diretor Social),
· Sebastião Pereira Maciel (Diretor de Projetos Sociais),
· Regina Célia Pinheiro de Sousa Maciel (Diretora para Assuntos Municipais),
· Francisco Pereira Torres (Diretor Jurídico),
· Francisco Roberto Leite Campos (Diretor de Estratégias Sociais), 
Marcolina M. P. Campos (Assessora de Comunicação);
· Conselho Superior de Ética:
· Vicente Bandeira de Aquino Neto (Presidente),
· Paulo Napoleão G. Quezado (2º. Vice-Presidente),
· Moacir Soares Pinto (3º. Vice-Presidente),
· Luis Evaldo Leite Gonçalves (4º. Vice-Presidente),
· Maria Nailde Pinheiro Nogueira (5ª. Vice-Presidente),
· Sóstenes Tavares Luna (Secretário Geral);
· Conselho Fiscal:
· Margarida M. Santos (Presidente),
· Denise M. Pinto (Conselheira),
· Maria Leite de Araújo (Conselheira),
· Josefa Cely de O. Pinto (Conselheira),
.
Maria Imaculada L. Gonçalves (Conselheira).
.....................
Da Redação.
Fotos: Chico Raquel - arquivo Secult.

sábado, 22 de junho de 2013

População aguarda com expectativa o IV Encontro dos Filhos e Amigos de Aurora




O município de Aurora aguarda com muita expectativa a realização de mais um tradicional Encontro dos Filhos e Amigos de Aurora, cuja comemoração acontece todos os anos no mês de julho.
'A Festa da AFA' como já é conhecido popularmente o evento sociocultural está previsto para ocorrer no próximo dia 20 de julho, novamente no clube das Samaritanas.
Quando uma vasta programação  estará sendo desenvolvida numa parceria entre a direção da entidade e a prefeitura municipal, por intermédio da secretaria de cultura e turismo(Secult). Ainda este mês, representantes da diretoria capitaneados pelo presidente José Wilton Fernandes estarão em Aurora no sentido fechar a programação. 
O ponto alto da programação diz respeito a mais um baile da saudade que terá de volta a renomada banda Os Trepidant's de Recife. Haverá ainda o passeio turístico, a IV exposição de fotografias antigas de Aurora na pedra da estação sob a organização da Secult, como também a festa popular e a entrega das comendas Destaques do Ano, dentre outras atividades.

SERVIÇO:
IV Grande Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora- AFA-CE.
Dia 20 de julho de 2013 no clube das Samaritanas de Aurora.
com uma vasta programação sóciocultural
e baile da Saudade com a super banda ' Trepidant's '.
...................

Da Redação do Blog de Aurora e da Secult.

AURORA: Patrimônio Histórico-arquitetônico

Casarão centenário do Cel Xavier (antiga Cnec) ao lado da matriz
Engenheiro Dr. Marcelo e o secretário José Cícero na cozinha do casarão
Estrago nas paredes internas e no telhado
Engenheiro observa as condições estruturais do velho prédio
No sobrado - parte superior do casarão
Engenheiro realiza primeira avaliação técnica com vistas a recuperação do antigo casarão do Cel. Xavier no centro da cidade
 
Dr. Marcelo com o sec. JC nas escadarias
Com o intuito de iniciar as obras de recuperação do centenário Casarão do coronel Xavier(antiga Cnec), o prefeito Adailton Macedo vem empreendendo esforços no sentido de viabilizar  o quanto antes a  revitalização daquele equipamento que, na opinião do secretário de cultura José Cícero constitui um dos mais importantes patrimônio histórico-arquitetônico do município. 
Edificado no início de  1831 mesmo antes da própria matiz, pelo fundador de Aurora, o velho casarão além de recuperado estará em breve sendo tombado através de projeto de Lei, disse.
Arq. JC com o Dr. Luiz Alves
Com este objetivo, o   engenheiro Dr. Marcelo, ao lado do secretário JC esteve visitando na última sexta-feira(21) as dependências físicas do casarão para as avaliações técnicas iniciais. Principalmente no tocante as condições da atual estrutura do edifício.
O prefeito Adailton conseguiu junto ao deputado federal Mauro Benevides(PMDB) uma emenda orçamentária no valor de duzentos e cinquenta mil reais que será utilizada nas obras de recuperação do prédio. Quanto pronto, o mesmo será transformado no centro cultural Aldemir Martins abrigando dentre outras coisas, o museus municipal, a escola de música maestro Esmerindo Cabrinhas e oficinas de arte e ofícios. Ainda em 2010 o prefeito Adailton Macedo efetuou a compra do casarão centenário, num esforço
de preserva a memória histórica de Aurora. O mesmo foi feito com a antiga casa do Angente da Reffesa que hoje sedia a secretaria de Cultura e Turismo do município. Neste mesma linha, encontra-se em processo de aquisição junto ao IPHAN a aquisição do prédio da antiga estação ferroviária que será transformada num café cultural homenageando o historiador aurorense Amarílio Gonçalves Tavares, assim como o poeta Francisco Leite Serra Azul.
Serviço:
O referido Casarão foi construído no começo do ano de 1831 pelo coronel Francisco Xavier de Sousa, tido como o fundador de Aurora. Trata-se portanto,  do mais importante patrimônio histórico e arquitetônico de município. 
Na época em que foi erguido (no século XVIX)  foi considerado de longe uma das mais importantes edificações de todo o Cariri Oriental. Um verdadeiro símbolo de poder e de riqueza, tão comum na época pelos chamados coronéis dos sertões. 
De modo que,   é justo afirmar que parte considerável da história de Aurora e da região ou passou pelo casarão, ou teve nele próprio um inegável testemunho.(jc)
........................
Da Redação do Blog de Aurora e da Seculte.
Fotos: J. Silva e arquivo JC/Secult.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Prêmio "Destaques do Ano" acontecerá em julho durante a festa da AFA

Chico Rachel idealizador do prêmio
Sob a coordenação da empresa "Aurora Produções, Filmes e Fotos" à frente o seu proprietário, o conhecido fotógrafo aurorense Francisco Amâncio da Silva (o Chico Rachel), acontecerá   durante a 4ª  Festa dos filhos e  amigos de  Aurora(AFA) dia 20 de julho a VI edição do Prêmio Destaques do Ano de 2013. 
A iniciativa segundo explicou o  o seu idealizador, tem por objetivo homenagear como sempre acontece todos os anos os aurorenses  destacados nos mais variados ramos e atividades profissionais do  município. A escolha é realizado por meio de pesquisa de opinião pública sob a  forma de questionários distribuídos à comunidade pela organização do prêmio, disse.
Como parte da  programação relativa ao IV Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora(AFA) previsto para ocorrer dia 20 de julho no clube das Samaritanas,  o prêmio destaques do ano 2013, assim como a tradicional festa da AFA já vêm fazendo parte do calendário festivo do município, completou.
A festa  dos filhos e amigos de Aurora trará novamente este ano como atração musical, a renomada banda do Recife Trepidant's que no ano passado agradou imensamente todos  os participantes. 
Em tempo: A Associação dos Filhos e Amigos de Aurora(AFA) sediada na capital Fortaleza é  atualmente presidida pelo empresário aurorense  José Wilton Fernandes, tendo como presidente de honra o Dr. Tarciso Leite.
SERVIÇO:
IV Grande Encontro Nacional dos Filhos e Amigos de Aurora.
Dia 20 de julho de 2013 no clube das Samaritanas
com Trepidant's.
Em breve, aqui no Blog da Aurora, a programação completa do evento, assim como a relação completa dos agraciados deste ano.
.............................
Da Redação do Blog de Aurora
Foto: reprodução

LEIA MAIS EM:
e no Facebook

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Pesquisadores e entusiastas do Cangaço de várias partes do Brasil se reúnem na cidade de Sousa para o ‘Parahyba Cangaço’




No último sábado, dia 15  aconteceu com sucesso na cidade de Sousa na Paraíba a abertura da Avant Premier do Cariri Cangaço 2013. No domingo dia 16, foi a vez de Nazarezinho.
Teve início na tarde de sábado(15) a abertura da  Avant Premier do ‘Parahyba Cangaço’ na cidade de Sousa. A abertura do evento ocorreu no auditório do Campus da Universidade Federal de Campina Grande local. Oportunidade em que diversos pesquisadores do cangaço e de outros temas ligados a temática sertaneja se fizeram presentes, dentre os quais do professor Wescley Rodrigues - anfitrião da iniciativa, César Nobrega, Manoel Severo(curador do Cariri cangaço no CE), Dr. e escritor  Bismarck, o Presidente da SBEC, professor Lemuel Rodrigues,  o representante da CCBNB Lenin Falcão, bem como o  fundador da SBEC-RN, Paulo Gastão, o cineasta Aderbal Nogueira(Fortaleza), Juliana Ischiara (Quixadá), Múcio Procópio(Mossoró), Narciso Dias(João Pessoa), Prof. Pereira(Cajazeiras), Sousa Neto(Barro), Cristina Couto(Lavras da Mangabeira), Ângelo Osmiro(pres. Gecc Fostaleza), Tomás Osterne(Fortaleza),  o pesquisador Jorge Remígio, João de Sousa Lima(Paulo Afonso-BA), professor José Cícero(Aurora), professor Alan Alves( Arraial do Cabo-PE), Professora Cláudia Maria e João Silva(Aurora), além de estudantes, professores sousenses, assim como representantes das universidades daquela região paraibana dentre outros.
Na abertura dos trabalhos o pesquisador Múcio Procópio falou sobre a palpitante história de Antonio Conselheiro e Canudos, enfatizando o aspecto da sua religiosidade. Em seguida, o professor Wescley Rodrigue discorreu acerca da construção histórica da figura do cangaceiro. Duas abordagens primorosos que prenderam do começo ao fim as atenções de todos os presentes. E que também forneceu muito combustível para o calor dos debates e discussões que se seguiram.
Na parte da noite, após o jantar, todos retornaram para a segunda rodada de apresentação que ficou a cargo de mais dois pesquisadores do Cariri Cangaço. Quer sejam: a  historiadora Juliana Ischiara e o documentarista Aderbal Nogueira. este último responsável pela produção do documentário "A Violência Institucionalizada na época do Cangaço" que uma vez exibido no auditório, fomentou o debate atinente a controversa atuação das volantes em seu histórico de combate  contra os cangaceiros lampiônicos.
As Explanações Temáticas:
O Professor Lemuel Rodrigues(presidente da Sbec) destacou a grande gama de pesquisadores na platéia, vindos de vários estados do país. Ressaltou ainda, sobre os vinte anos  de fundação daquela instituição de estudo a qual preside atualmente.   
Por sua vez, o estudioso Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço-CE fez questão de enfatizar o grande  papel desempenhado pelo referido acontecimento, ao dizer durante sua fala:"Estarmos escrevendo mais essa importante página dentro da história da pesquisa do tema cangaço; dessa vez inaugurando um novo fórum de debates, desta vez no sertão da Paraíba".
No domingo(16) todos os pesquisadores participaram do segundo dia de evento, na vizinha cidade de Nazarezinho-PB, onde ocorreram, além palestras, debates e visitações técnicas em vários locais históricos que marcaram o cangaço no lugar
----------------------
Redação do Blog de Aurora.
Fotos  J. Silva - Secult-Aurora.
LEIA MAIS EM:
e no Facebook