quarta-feira, 14 de março de 2012

AFA – Um grande encontro de amigos e de irmãos

Por José Cícero
Estive a conferir de perto todas as emoções  que foi  a solenidade  de posse  da nova diretoria da AFA,   assim como de todo o ato festivo  ocorrido no último sábado em Fortaleza.  Um autêntico encontro, ou mesmo um reencontro de gerações.
Homens e mulheres aurorenses das mais variadas ramificações familiares, mas que têm em comum, além do amor à terra em que nasceram –  uma incontida paixão por tudo aquilo que diz respeito  a sua terra natal. Uma confraria de grandes entusiastas e admiradores de Aurora, em torno da qual se reúnem  para matar saudade, rever amigos, falar das coisas boas de outrora e de outras amenidades comezinhas que ficaram como que eternizadas no baú das memórias.
Boas estirpes, cujas raízes ancestrais de alguma maneira ainda se mantêm ligadas ao solo fértil e sagrado  do vale sul caririense.  Filhos e amigos de uma Aurora indelével, romântica e aprazível. Tão majestosa e bela qual imagem de uma donzela indígena-Kariri, ainda hoje a se banhar nas águas do Salgado – o rio mais doce do mundo.
De uma Aurora-passado prenhe de reminiscências  que nas lembranças de todos “eles” ainda permanece como dantes: Um tanto bucólica, calma e adolescente, desafiando com a sua paz  e calmaria a voracidade dos anos. Assim como toda a avidez de um tempo dito moderno assaz indvidualista e conflitante, como combustível  alimentando o atual esquecimento histórico.
AFA - Uma boa gente que através dos  anos aprendeu  amar sua terra também no pretérito.  E que  não aceitou simplesmente a horrível sensação  que a sociologia denominou de 'não-lugar'. A todos  imposta como uma sentença de granito pelo árduo e cruel cotidiano da grande  metrópole.
Eu estive lá e vi toda a dimensão da alegria fraternal estampada, em forma de sorrisos, nos semblantes de todos eles. Vi por assim dizer, a prática interessante da verdadeira arte do encontro  realizada naquele bonito evento organizado pela  grande colônia dos aurorenses residentes na capital cearense. O calor do contato humano como a desafiar toda a frieza das convenções da grande cidade.  Um congraçamento de amigos e de irmãos ligados  pelos laços inquebrantáveis de uma bela  e fantástica história chamada Aurora. Quase um lenitivo contra o artificialismo citadino. Puro refrigério para a alma e o espírito. Um mergulho efetivo e afetivo no tempo e no espaço.
Quase um grito uníssono de protesto ante as indelicadezas do mundo pós-moderno diante da sensação indizível  do eterno retorno. Um momento dos mais linsonjeiros e afirmativos proporcionado pela argamassa do otimismo cimentado pela sinergia de todos aqueles que amam  de verdade a terrinha do Menino Deus.
Uma pena, que muitos outros ainda  não se permitiram  se desvencilhar sequer um pouco da dura correria do dia a dia no sentido de,  vez por outra, também puder compartilhar  destes instantes simples da vida e que não têm preço que pela força do sentimento afetivo e memorialista que carregam, poderíamos muito bem, chamá-los,  tão somente  de 'momento eterno'.
Oh, Aurora como dói se estar tão longe! E o quanto é doce e maravilhoso falar dos anos idos em que felizes passeamos e adolescemos pelo teu passado...
José Cícero
Secretário de Cultura - Aurora/CE.

LEIA MAIS EM:
WWW.jcaurora.blogspot.com
www.afaurora.blogspot.com
Foto: 'Aurora Bucólica'(rio Salgado) M.Bittecourt/93- Arquivo JC

2 comentários:

  1. Prezado Secretário de Cultura de Aurora, abalizado Prof. José Cicero da Silva, difusor maior na Terra do Menino Deus da Academia de Luz!!! que já no marco do compasso do tempo, preencheu o vazio deixado pelo vácuo da ASSUA, que na verdade é uma ASSUA bem ampliada, basta ver o corpo administativo, cidadão tunsurados pela vontade de ver Aurora em ritmo de crescimento acelerativo, e que hoje, graças a você e todo corpo admistrativo de Aurora isto é uma realidade, realidade cisatalina, creio que esta embaixada de luz plena será ao seu lado o sonho de todo aurorense!!! viver Aurora dentro e fora dela, pois onde estiver a AFA está um defensor de Aurora, e onde estiver Aurora está um defensor da AFA - Assim a AFA é parte de Aurora e Aurora é o todo, a AFA a parte, mas se a parte, em sendo parte, faz o todo não se diga que é parte sendo o todo, pois em partes se faz o todo em toda parte

    ResponderExcluir
  2. Saltan-me os olhos alegria, de ver o nosso secretário de Culura. Prof José Cicero da Silva, em ornado na coluna mágica que unge como o aroma do desevolvimento de nossa querida Aurora, numa dialética línda que prende o ser humano no espaço existencial à luz da civilidade e da harmonia, Aurora presa na mente destes embaixadores da luz e livre no progresso da unidade social que betuma toda a nossa forma de permanecer em Aurora, e viver em Aurora, seja pela AFA seja por este magnífico Blog. De parabéns estão todos por esta inciativa linda com a nossa queria e sempre Amada Aurora. Parabéns AFA Vida longa a esta embaixada de Luz!!!!

    ResponderExcluir