terça-feira, 2 de julho de 2013

Turismo Ecológico em AURORA: Herdeiros da nascente "olho d'água de Vinô" confirmam doação ao município

Da Redação
Prof. Tarciso Leite(centro) ladeado pelo filho Tarciso Jr e Sebastião Maciel
Imagem da Nascente do Araçá: "Olho d'água de seu Vinô Leite"
Prof. José Cícero ao lado do manancial no Araçá ( Arquivo Secult )
Gravação do vídeo: Dr. Tarciso, seu filho, JC, Bastim e Netão na área
Dr. Tarciso Leite, seu filho e Sebastião Maciel com JC na Secult-Aurora

 Uma vez doado para o município o antigo "olho d'água de Vinô" será transformado numa área de preservação ambiental  destinada ao desenvolvimento do turismo ecológico, diz secretário.

Na noite desta segunda-feira, dia 1º de julho o secretário de Cultura e Turismo do município, professor José Cícero juntamente com o diretor da AFA Sebastião Maciel(Bastim) estiveram mais uma vez reunidos com o Dr. Tarciso Leite e o seu filho Dr. Tarciso Filho. 
Na pauta a proposta  sobre o projeto de turismo ecológico e o tombamento ambiental e de preservação da histórica nascente conhecida popularmente como "Olho d'água de seu Vinô". A mesma está localizada na propriedade dos mesmos, ou seja,  no alto Araçá portanto, dentro do perímetro urbano no entorno do açude na proximidade da antiga residência do patriarca da família. Hoje praticamente dentro da cidade à margem da linha férrea.  
A nascente, por sinal uma das últimas ainda viva na região, segundo o secretário, está a correr perigo de desaparecer para sempre, caso nada seja feito de imediato no sentido de preservá-la, garantindo-a às novas gerações vindouras. 
Razão pela qual os herdeiros já se prontificaram a fazer a doação do manancial, assim como da área ao redor, considerada como mata ciliar.  A ideia da Secult é transformar o local num espaço de visitação turística com foco na preservação e no desenvolvimento da educação ambiental. 
Além da construção de uma trilha ecológica voltada para o lazer natural, visto que a nascente fica bem ao lado do antigo açude e, por isso mesmo representa um pedaço importante do bioma caririense. Que, segundo ele, é fundamental que todos os aurorenses conheçam  e ganhem consciência acerca da necessidade da sua urgente preservação.
Na próxima semana,  o secretário e  Sebastião Maciel estarão acompanhando uma equipe, no sentido de fazer  o quanto antes a demarcação da área a ser doada. Tanto a solicitação, quanto a proposta feitas há quase um ano, foram bem recebidas pelos proprietários; razão pela qual já decidiram formular oficialmente a doação. 
"Um gesto que bem demonstra toda a dedicação e o apego  que ambos, os proprietários, têm à Aurora e às suas raízes", disse o secretário.
-----------------------------------
Da Redação do Blog de Aurora
http://blogdaaurorajc.blogspot.com.br/2013/04/turismo-ecologico-olho-dagua-de-vino-e.html
Fotos:  JC e arquivo -  Secult Aurora.
LEIA MAIS EM:
WWW.afaurora.blogspot.com
e no Faceboo

Nenhum comentário:

Postar um comentário