domingo, 26 de maio de 2013

Associação dos Filhos e Amigos de AURORA realiza encontro em Fortaleza

                   Imagem do encontro da AFA na capital em 2011 (arquivo)
A Associação dos Filhos e Amigos de AURORA(AFA) residentes na capital cearense, a frente o seu atual presidente - José Wilton Fernandes e demais associados realizou na noite do último sábado(25) no restaurante Caravelle em Fortaleza mais um encontro com todos os seus diretores e demais integrantes. 
Além de um momento de confraternização, a direção da entidade também aproveitou para socializar as discussões em torno da realização da 3ª edição do Grande Encontro Nacional - Festa da AFA _ previsto para acontecer  na cidade Aurora. em meados de julho do ano em curso.
A entidade enviou convite para todos os seus membros, bem como para diversas autoridades e demais personalidades aurorenses. 
Banner do 1º encontro em 2010
A chamada Festa da AFA que já acontece a dois anos( 2010 e 2011) no município de Aurora constitui um dos eventos mais esperados, dentro do atual calendário festivo aurorense. 
De modo, que já está sendo aguardado com muita expectativa pela população. Principalmente por ser um momento em que muitos amigos e filhos da terra aproveitam para vir à Aurora rever colegas, familiares e matar saudade. 
Numa parceira com a Prefeitura local, por intermédio da secretaria de cultura e turismo, o encontro da AFA tem sido um evento verdadeiramente exitoso, sobretudo pela exuberância da sua programação, além de todo o requinte empregado na sua organização.
.................
Da Redação.
Fotos arquivo
LEIA MAIS EM:
e no Facebook

segunda-feira, 20 de maio de 2013

CARIRI CANGAÇO...

Em noite de avant premier IV Seminário Cariri Cangaço é lançado com sucesso em Lavras da Mangabeira

Da Redação:

Pré-lançamento da quarta edição do Cariri Cangaço 2013 movimentou cidade de Lavras da Mangabeira na tarde/noite do último sábado(18)
Na tarde/noite de sábado(18) aconteceu na cidade de Lavras da Mangabeira na região do Cariri cearense, a chamada Avant Premier do IV seminário Cariri Cangaço em sua edição 2013.  
Sob o título de “Canetas e Bacamartes”, o seminário lavrense abordou a figura  da famosa matriarca da terra Fideralina Augusto Lima, tendo como palestrante o Dr. Dimas Macedo – trineto da homenageada e também filho do lugar. Após a palestra, a secretaria de cultura brindou os presentes com a belíssima apresentação do grupo de Xaxado formado por jovens do município.  Em seguida foi oferecido um jantar aos convidados nas dependências da antiga estação ferroviária. 
Uma inegável noite de festa, onde se celebrou a memória histórica de Lavras e do Cariri como um todo, disse o secretário de cultura de Aurora José Cícero que também integra a equipe de conselheiros do Cariri Cangaço.

"Sem dúvida um grande momento, onde se reuniram em torno das discussões relativas à figura histórica e controversa de Fideralina Augusto; autoridades, intelectuais, entusiastas e pesquisadores do cangaço não somente do Cariri, além de professores, estudantes e a população lavrense em geral. Lavras, assim como os que fazem a pasta de cultura e a gestão municipal estão de parabéns pela realização deste magno acontecimento", disse.

Tendo como palco o plenário da câmara de vereadores, o seminário CC de Lavras representou um grande momento cultural que coroou com muita festa e glamour o grande encontro da população com muitos dos seus conterrâneos ilustres em nome do resgate da história local. Estiveram presentes ao evento, além do palestrante, o deputado Heitor Férrer, intelectuais lavrenses e vários descendentes de D. Fideralina. Assim como autoridades municipais e da região, bem como de diversos estudiosos e pesquisadores  do Cariri e do Nordeste. 
A secretária de cultura do município Cristina Couto, não conseguiu esconder o seu ar de satisfação diante do grande sucesso que foi  o acontecimento que inclusive, prosseguiu por toda a manhá de domingo, com uma série de visitações técnicas aos lugares históricos de Lavras, como a residência de  Fideralina na sede, especialmente o sítio Tatu onde se encontra ainda de pé o velho casarão onde morou a célebre matriarca com todo o seu clã. 
Avant Premier 


O evento, segundo o  curador do CC Manoel Severo, foi uma espécie de pré-lançamento que acontece a partir de Lavras e se estenderá para outros municípios nordestinos, a partir de junho, a exemplo de Sousa e Nazarezinho no Estado da Paraíba, Mossoró(Sbec) no Rio Grande do Norte, bem como Piranhas e Canindé de São Francisco em Sergipe.

O Cariri Cangaço em sua quarta edição ocorrerá na primeira quinzena de setembro nas cidades caririenses de Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Barro, Jati e AURORA.  Um evento dos mais prestigiados e que há quatro anos vem agitando os debates em torno da história do cangaço e do Nordeste como um todo, finalizou.
..........................................................
 Fotos J. Silva p/ Secult-Aurora.
LEIA MAIS EM:
e no Facebook
em:  
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4743224100198&set=a.4743223060172.1073741838.1282835244&type=1&theater

domingo, 12 de maio de 2013

Ao Dia das Mães...

Por José Cícero*

Um Poema Maternal

Toda a vida e todo mundo de vez se ilumina
diante do gesto de ternura e de carinho desta figura.
Exemplo de grandeza das mais santas das criaturas
que há muito na Terra existe.
A que todo espírito humano se enleva e se afirma
perante a atitude e a candura da sua pessoa.
E como em oração divina,
tudo o mais que no seu coração persiste

cresce, se afirma e se enobrece
com a mais sincera das suas alegrias.
Pura prece que do céu nos aproxima.
Espírito de amor e de bondade.
Seio dadivoso de otimismo e de fartura.

Meigo sentimento de carinho e de felicidade.
Exemplo maior de doação e de entrega.
Símbolo da vida
em toda a sua abundância e plenitude.

Puro milagre dos deuses da fecundidade
na sua mais absoluta bonança eterna.
Formosa mulher - autêntica Afrodite!
Deusa da vida humana sobre à Terra
que um dia nos deu, sem pedir nada em troca,
o maior e mais valioso dos presentes.
De modo desprendido, infindo e desmedidamente.
Guerreira valente, indomável Amazonas.
Mulher de fibra forte.
Feminina audácia que nos fortalece.
Mãe carinhosa que nos ama
e nos defende pela vida afora,
como até mesmo diante
da própria morte.
...........................................................................
José Cícero
Secretário de Cultura e Esporte
Aurora-CE.
LEIA MAIS EM:
WWW.prosaeversojc.blospot.com
Foto ilustrativa:3fasesdalua.blogspot.com

Um comentário:

vanilda disse...
São tantos poemas lindos dedicado às Mães! Este SER tão maravilho,
tão Perfeito. Dar uma vontade de ler todos que encontramos, e quanto mais lemos, mais e mais queremos ler! Entender essa grandeza; É uma sensação tão boa é como se fossemos realmente entender até o que falamos para Elas. E então, percebemos que todas as nossas palavras,apenas tentam descrever o amor que só ELAS Têm...
Vanilda SP.(aurorense.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

CARIRI - Cultura em Movimento...

Casa de Cultura é inaugurada na cidade de Barro

Da Redação:
Solenida de inauguração da Casda de Cultura André Rodrigues em Barro/CE
Presidente de honra da Fundação' Zerinho' fala durante o evento
Prefeito Neneca Tavares discursa no momento do ato inaugural
Mesa das autoridades: Momento da execução do hino oficial do município
Secretário de Cultura do município Sousa Neto no momento da sua fala
Dep. paraibano José Aldemir em discurso durante a abertura do evento
População no interior da casa de cultura visita exposição histórica
Cangaço: Grupo de arte faz apresentação na abertura da solenidade
Vigário da paróquial( pe. Arnaldo) realiza a benção da Casa de Cultura



Na última quarta-feira, 1º de maio - Dia internacaional do trabalho, aconteceu a solenidade de inauguração da 'casa de cultura' do município de Barro, cuja mesma recebeu a denominação de André Rodrigues - O primeiro morador da antiga vila.  Trata-se da Casa de Cultura André Rodrigues numa feliz parceria entre a prefeitura local e a fundação Zerinho.
Foi um momento alegre e festivo da mais alta afirmação para a sociedade barrense, onde se fizeram presentes várias autoridades locais e de outras regiões. Dentre as aquais, o prefeito municipal prof. Neneca Tavares juntamente com a 1ª dama, o deputado paraibano José Aldemir, o ex-prefeito de Cajazeiras e filho da terra Zerinho, o presidente da câmara Coringa, o secretário da cultura local Sousa Neto, os ex-prefeitos Dr. Marquinélio e Joaquim Alves. Bem como, a atual prefeita de Cajazeiras Denise Albuquerque, o pesquisador  do cangaço professor Francisco Pereira, o historiador e radialista paraibano Chagas Amaro,  o secretário de cultura de Aurora professor José Cícero, além de vereadores,   secretários, municipais,  demais autoridades e a população local.
A programação foi iniciada com a apresentação de duas bandas de músicas(uma das quais da cidade de Sousa-PB), seguida da benção religiosa feita pelo vigário do município padre Arnaldo Pereira. Após os discursos, ocorreu o corte da fita inaugural, quando o espaço foi aberto para à população e demais convidados. 

Dado todo o zelo e o capricho verificado com o material artístico e histórico contido no acervo daquele importante instrumento sociocultural - todos os que puderam verificar de perto a riqueza história, tanto material quanto imaterial da casa de cultura do Barro, ficaram literalmente extasiados diante do belíssimo material, agora disponível para à população. Fruto de um intenso trabalho do secretário Sousa Neto e sua equipe, assim como do prefeito Neneca com o decisivo apoio da fundação Zerinho. 
Algo que muito dignifica a bela história do Barro e da região como um todo. Vale a pena conferir de perto todo o acervo disponível na casa de cultura André Rodrigues - Um grande resgate historiográfico, todo ele configurado num ato importante de puro esforço de preservação da memória, em favor da municipalidade barrense e também do Cariri.
Logo após as visitações, um jantar foi oferecido aos convidados, tendo como local o salão paroquial. Cumpre destacar também que, na mesma ocasião, a gestão municipal entregou à população as novas dependências(sede) do CRAS.
-------------------------
Da Redação do Blog de Aurora
Fotos: João Silva e Blog da Secult
LEIA MAIS EM:
e no Faceboo

Um comentário:

Vanilda disse...
Parabéns a todos que fazem este belo trabalho. Tão importante quanto a nossa cidade é também entender sua origem, conhecer um pouco ou por que não toda sua história?
Um bom trabalho, sucesso e muita luz em seus caminhos.
Gosto muito da cidade de Barro-Ceará
Vanilda SP.(aurorense)